terça-feira, 26 de julho de 2011

MODELO DE TC (Trabalho Científico)





2º ANO - EXERCÍCIOS 2011

I - BIODIVERSIDADE, TAXIONOMIA E NOMENCLATURA


1) O que significa dizer que os nomes científicos são de classificação binominal?
2) O que significa o primeiro nome?
3) E o segundo nome?
4) Quem criou este sistema de classificação e quando?
5) De quais formas pode ser escrito um nome científico?
6) Cite em ordem decrescente as categorias classificação animal?
7) Caracterize os reinos biológicos e cite exemplos.
a. Monera b. Protozoa c. Fungi  d. Plantae e. Metazoa
8) Quais os grupos que se reúnem para formar:
a. Uma família  b. Uma classe  c. Um gênero
9)Como é a forma correta de escrever o nome científico do gato?
a. Felis Catus   b. Felis catus    c. Felis Catus
d. Felis catus    e. felis catus

II OS VÍRUS - SERES SEM REINO

1) Por que os vírus são seres sem reino?
2) Por que os vírus são parasitas obrigatórios?
3) Justifique as características que classificam os vírus como seres vivos e por que ainda não se enquadram em nenhum dos 5 reinos biológicos?
4) Como é a estrutura de um vírus?
5) O que é um retrovírus?
6) Descreva as etapas do ciclo lítico e depois esclareça no que difere do ciclo lisogênico.
7) O que significa a sigla SIDA ou AIDS em nossa língua?
8) O que é um indivíduo soro positivo?
9) Como age o vírus da AIDS em humanos?
10) Quais os principais sintomas da AIDS?
11) Quais as formas de transmissão e como prevenir a AIDS?
12) Cite outras viroses importantes.

III OS REINOS DA BIOLOGIA

1 REINO MONERA

1) Quem são os seres representantes deste reino?
2) Qual a principal característica destes seres?
3) Defina os conceitos que se aplicam aos Monera:
a. unicelulares b. procariontes  c. aeróbios
d. anaeróbios e. facultativos   f saprófítos
g. parasitas   h. autótrofos    i. heterótrofos
j. assexuados l. sexuados
4) Desenhe algumas das formas mais comuns entre as bactérias?
5) Quais as formas de reprodução mais comuns nos seres deste reino?
6) Qual a importância de estudar sobre as bactérias?
7) Liste as principais doenças causadas por bactérias.

2 REINO PROTOZOA

1) Caracterize os seres do reino protista.
2) Que nomes recebem?
a. os filamentos do paramécio
b. a cauda do tripanossomo
c. os falsos pés da ameba
3) Qual nome do inseto transmissor?
a. do tripanossomo      b. do plasmódio
4) Quais os 2 tipos de vacúolos presentes nos protozoários e quais suas especializações?
5) Diferencie as algas protistas unicelulares:
a. Euglenófítas b. Crisófítas    c. Pirrófítas
6) Em qual reino as algas protistas pluricelulares estavam antes classificadas e por que agora estão no reino protista?
7) Como era o nome da divisão das algas pluricelulares no antigo reino e por quê tinham esse nome?
8) Diferencie as algas pluricelulares:
a. Rodófitas   b. Clorófitas   c. Feófitas
9) Qual a importância ecológica das algas azuis e protistas?
10) No que as algas protistas diferem e no que se assemelham às algas azuis?
11) Cite as principais protozooses estudadas.

3 REINO FUNGI

1) Como podemos caracterizar os fungos?
2) Em quais locais os fungos se desenvolvem?
3) Quais os tipos de relações e associações podem estabelecer os fungos com outros seres para viver?
4) Qual sua importância e utilidade?
5) Como pode ser formado o corpo de um fungo pluricelular e o que são as hifas e o micélio?
6) Como ocorre a nutrição dos fungos?
7) Quais características das células dos fungos se assemelham às células:  a. Animais   b. Vegetais
8) Diferencie e exemplifique os 3 tipos de fungos:
a. Zigomicetos     b. Basidiomicetos      c. Ascomicetos
9) Diferencie e explique importância das relações:
a. Micorrizas     b. Liquens
10) Cite algumas doenças causadas por fungos.

 4 REINO PLANTAE

1) Qual parte da Biologia estuda o reino das plantas?
2) Explique os conceitos que classificam as plantas em reino próprio:
a. Pluricelulares              b. Autótrofas   c. Clorofiladas
d. Eucariotas    e. Aeróbias
3) Dentro da Botânica, o que estudam suas subdivisões:
a. Sistemática   b. Citologia       c. Histologia
d. Morfologia     e. Fisiologia
4) Explique as classificações das plantas:
a. Fanerógamas            b. Criptógamas
c. Espermatófítas         d. Traqueófítas

4.1 SISTEMÁTICA VEGETAL

4.1.1 Phylum Briophyta

1) O que significa o nome deste grupo de plantas?
2) Quais as principais características das briófitas?
3) Defina os conceitos que se aplicam às briófitas:
a. criptógamas  b. pluricelulares c. avasculares
4) Qual é o nome do tipo de reprodução das briófitas e como ocorre?
5) Como se chamam as estruturas permanentes e quais estruturas são efêmeras nestes vegetais?
6) Complete o quadro:

BRIÓFITAS
Duração
Estrut.
Células
Reprod.
Originam
Esporófito





Gametófíto






7) Como são chamados os gametas masculinos e femininos dos vegetais?
8) Por que este grupo não desenvolveu vasos de condução?
9) Cite exemplos de briófitas.
10) Qual a importância destas plantas para o ecossistema?

4.1.2 Phylum Tracheophyta

4.1.2.1 Divisão Pteridophyta

1) O que significa o nome das pteridófitas?
2) No que a reprodução das pteridófitas se assemelha e no que difere da reprodução das briófitas?
3) Por que a partir deste grupo as plantas são classificadas como traqueófitas ou vasculares?
4) Qual a necessidade das pteridófitas desenvolverem vasos de condução?
5) O que são os soros e rizomas?
6) Quais plantas podemos citar como pteridófitas?
7) Qual a importância pra nós deste grupo de plantas?

4.1.2.1 Divisão Espermatophyta

a.  Classe Gymnosperma
1) O que significa o nome das gimnospermas?
2) Como ocorre a reprodução destas plantas?
3) Por que as gimnospermas representam a passagem da vida dependente da água para a conquista do ambiente terrestre?
4) Por que as flores das gimnospermas são ditas incompletas?
5) Por que suas flores são ditas inflorescências?
6) Como chamam-se as flores masculinas e femininas das suas inflorescências?
7) O que é a micrópila?

b.  Classe Angiosperma

1) Por que as angiospermas são consideradas as plantas mais evoluídas e qual o significado do seu nome?
2) Que estruturas formam o esporófito das angiospermas?
3) Quais partes da flor formam os gametófitos feminino e masculino?
4) Qual a diferença entre o gametófito e o esporófito quanto ao número de cromossomos e ao tipo de reprodução que executam.
5) Desenhe uma flor indicando suas estruturas.
6) Onde os grãos de pólen são formados?
7) Explique a fecundação por sifonogamia das angiospermas.
8) Quais os agentes polinizadores por:
a. anemofilia   b. entomofilia   c. ornitofília
9) Por que o albume ou endosperma é um tecido triplóide?
10) O zigoto forma-se pela união entre quais estruturas?

4.2 CITOLOGIA VEGETAL

1) Diferencie as estruturas que formam a parede celular.
2) Explique a constituição lipoprotéica da membrana celular.
3) Que tipos de substâncias podemos encontrar armazenadas no citoplasma e nas organelas da célula vegetal?
4) O núcleo da célula vegetal tem estruturas semelhantes às do núcleo animal. Quais são elas?
5) Quais organelas são típicas das células vegetais?
6) Diferencie de forma sucinta as modificações da parede celular:
a. Cutinização   b. Suberifícação         c. Geleifícação
d. Lignificação   e. Mineralização
7) O que são plastídeos?
8) Quais tipos de plastos existem?
9) Diferencie cromoplastos de leucoplastos.
10) Que tipos de substâncias são armazenadas nos leucoplastos:
a. Proteoplastos     b. Oleoplastos   c. Amiloplastos
11) Qual é o fator determinante da diferenciação dos plastídeos em cromo ou leucoplastos?
12) Desenhe um esquema de um cloroplasto indicando as seguintes estruturas:
a. membrana plastidial externa
b. Membrana plastidial interna
c. Tilacóide     d. Granum     e. Grana
f. Estroma       g. Lamelas
13) Que tipos de pigmentos existem nos cromoplastos e quais suas funções?
14) Que tipo de cromoplasto é responsável pela realização da fotossíntese e por quê?
15) Como se formam os vacúolos?
16) Que relação existe entre o tamanho dos vacúolos vegetais e a idade da célula vegetal?
17) Como é a estrutura de um vacúolo e o que pode conter seu interior?

4.3 MORFOLOGIA E ANATOMIA VEGETAL

1) Coloque os nomes das partes que compõem as estruturas abaixo:
a. raiz b. caule c. folha d. flor e. fruto f. semente
2) Cite agora as principais funções destas mesmas estruturas:
a. raiz b. caule c. folha d. flor e. fruto f. semente
3) Complete as lacunas com os nomes dos tipos de caules de plantas abaixo:
RIZOMAS — BULBO — CLADÓDIOS — TUBÉRCULOS — COLMO — RASTEJANTES — SUCULENTOS — TREPADORES — TRONCO — HASTE — ESTIPE
a. Acumulam substâncias nutritivas, são globosos e folheados ______________
b. Bem desenvolvido, lenhoso e lignificado   ________
c. Crescem horizontalmente sob a terra __________
d. Também globosos e de reserva, mas não são folheados ___________
e. Crescem horizontalmente sobre o solo __________
f. Se apóiam em qualquer suporte __________
g. Pouco desenvolvido, aquoso, clorofilado _______
h. De crescimento ilimitado, com espinhos ou alados _________
i. Cilíndrico, sem ramificações, com folhas só no ápice ___________
j. Dividido em nós e entrenós bem evidentes ______
k. Com parênquima aqüífero bem desenvolvido _____
4) Ligue os tipos de raízes das plantas:
Tuberosas              • de árvores aquáticas para sustentação
Rizomas                 • auxiliam a respiração de plantas aquáticas
Adventíceas           •acumulam reservas nutritivas
Escoras                 • parasitas de plantas terrestres
Pneumatóforos  •     • nascem das laterais do caule ou das folhas
Sugadoras               acompanham a superfície abaixo do solo horizontalmente
5) Relacione os tipos do folhas:
A. antófílos      (    ) pontiagudas s/ limbo de proteção
B. brácteas      (    ) produzem enzimas digestivas
C. insetívoras  (    ) calhas coletoras de água da chuva
D. cotilédones  (    ) carnosas, incolores bulbosas
E. coletoras      (    ) espiraladas para fixação
F. espata          (    ) com soros produtoras de esporos
G. espinhos      (    ) folhas nutritivas embrionárias
H. esporofilos   (   ) pétalas evidentes que atraem os agentes polinizadores
I. gavinhas        (    ) formam todos os verticilos florais
J. catafilos        (    ) forma laminar protege inflorescências tipo espiga
6) Diferencie e cite exemplos dos tipos de inflorescências:
a. Cacho    b. Espiga  c. Umbela   d. Capitulo
7) Explique o fenômeno de polinização?
8) Cite mecanismos desenvolvidos pelos vegetais superiores para evitar a autopolinização.
9) O que é Androceu e Gineceu e qual sua importância para os vegetais superiores?
10) Diferencie e cite exemplos de frutos dos tipos:
a. Verdadeiro    b.Pseudofruto               c.Partenocárpico
d. Carnosos      e. Secos   f. Drupa        g. Baga
h. Deiscentes   i. Indeiscentes
11) Explique e exemplifique os mecanismos de dispersão das sementes por:
a. autocoria       b. anemocoria   c. hidrocoria
d. zoocoria        e. antropocoria f. geocarpia

4.4 HISTOLOGIA VEGETAL

1) O que são tecidos meristemáticos?
2) Diferencie brevemente os meristemas primário e secundário.
3) Que tecidos vegetais se originarão dos seguintes meristemas primários?
a. Caliptrogênio             b. Dermatogênio
c. Periblema                 d. Pleroma
4) O que é o cilindro central da planta?
5) Quais são os meristemas secundários?
6) A partir de quando se pode observar o câmbio e o felogênio em um vegetal?
7) Qual a função dos seguintes tecidos permanentes?
a. Revestimento           b. Sustentação  c. Absorção
d. Condução    e. Secreção     f. Armazenamento
8) Como é a constituição da epiderme vegetal?
9) Quais estruturas podem se formar a partir da epiderme e com quais funções?
10) O que são estômatos e lenticelas? Diferencie-os.
11) Diferencie os dois tipos de tecidos que formam o estereoma vegetal.
12) Complete a quadro:

VASOS DE CONDUÇÃO
Xilema
Floema
Tipo


Células


Estruturas


Seiva


Sentido


13) Qual a função do parênquima clorofiliano, quais tipos existem e qual sua localização?
14) Que estruturas são muito visíveis em parênquimas de reserva?
15) Cite exemplos de vegetais que desenvolveram parênquimas dos tipos:   a. Aqüífero     b. Aerífero
16) Que tipos de estruturas e secreções podemos observar nos parênquimas de secreção?

4.5 FISIOLOGIA VEGETAL

4.5.1 Fotossíntese

1) O que é fotossíntese?
2) Quais os fatores ambientais necessários à sua realização?
3) Quais fatores ligados à planta em si são importantes pare esta função?
4) Cite os pigmentos fotossintetizantes presentes nas plantas destacando o principal deles e por quê.
5) Explique  como se lê a equação geral da fotossíntese:
12 H2O + 6C02 C6H12O6 + 602+ 6H2O
6) Quais radiações da luz são as mais importantes para a fotossíntese?
7) Qual a atuação da luz na fase clara?
8) O que são aceptores?
9) O que é e o que significa ATP?
10) Onde e como ocorre a fase clara?
11) A fotofosforilação equivale ao fotossistema I e a fotólise da água ao fotossistema II. O que ocorre em cada um deles?
12) Quando termina a fase clara e quando inicia a fase escura?
13) Onde ocorre a fase escura ou etapa química?              
14) Para que a energia liberada do ATP é utilizada nesta etapa?
15) No final são produzidos glicose e oxigênio que são utilizados pela planta em quais funções?
16) O que é e como se forma o amido?

4.5.2 Outras funções dos vegetais

1) Quais fatores favorecem a transpiração dos vegetais?
2) Quais fatores contribuem para a abertura e fechamento dos estômatos?
3) Explique os mecanismos de abertura e fechamento dos estômatos: 
a. fotoativo     b. hidroativo
4) Diferencie osmose e difusão.
5) Quais os dois fatores propostos por Dixon para explicar a ascensão da seiva bruta contra a gravidade?
6) Explique também sua teoria sobre o fenómeno da tensão e coesão.
7) O que são fitormônios?
8) Complete o quadro:

FÍTORMÔNIOS
Produção
Atuação
Auxinas


Giberelinas


Etileno


Citocianinas


Acido Absísico



9) Em que situações as gemas laterais dos caules se desenvolvem?
10) O que é partenocarpia?
11) Explique o fenômeno da dominância apical.
12) Diferencie e cite exemplos dos seguintes tipos de movimentos das plantas.
a. tropismo     b. tactismo     c. Nastismo

5 REINO ANIMAL

(INVERTEBRADOS I)

5.1 PHYLUM PORIFERA

1) Justifique o nome dos poríferos e sua classificação como parazoários.
2) Qual a diferença entre átrio e ósculo?
3) Qual a diferença entre espícula e espongina?
4) De que maneira vivem as esponjas?
5) O que é um coanócito e qual sua função?
6) De fora para dentro, quais as camadas que formam o corpo dos poríferos?
7) Para que servem os amebócitos no mesênquima?
8) Diferencie as classes dos poríferos evolutivamente:
a. Ascon       b. Sycon       c. Leucon

5.2 PHYLUM COELENTERATA OU CNIDARIA

1) Quem são os celenterados e por que são chamados assim ou de cnidários?
2) Explique as duas etapas da digestão dos celenterados.
3) Quais são as duas camadas que constituem o corpo dos celenterados?
4) Como se dá a reprodução nestes seres?
5) Explique os termos que se aplicam a estes animais:
a. cnidócito      b. nematocisto  c. mesogléia
6) Qual a diferença entre pólipo e medusa?
7) Quais os tipos de reprodução que ocorrem na Hydra?
8) Qual é a classe das águas-vivas?
9) Explique os seguintes conceitos que se aplicam aos celenterados:
a. diblásticos    b. acelomados c. protostômíos
d. simetria radial           e. respiração cutânea
f. excreção por difusão g. sistema digestivo incompleto   h. sistema nervoso difuso
10) Qual a importância dos celenterados para o ambiente aquático?

5.3 PHYLUM PLATYHELMINTHES

1) Quais as características gerais dos platelmintos?
2) Diferencie e exemplifique:
a. hospedeiro definitivo e intermediário
b. ectoparasita e endoparasita
c. ciclo monoxênico  e heteroxênico
3) Desenhe uma tênia e destaque suas estruturas.
4) Diferencie a Taenia solium da Taenia saginata.
5) Explique o funcionamento das células flama.
6) Qual o hospedeiro intermediário dos seguintes vermes:
a. T. solium  b. T. saginata   c. Schistossoma mansoni
7) Qual o hospedeiro definitivo dos vermes acima?
8) Quais os nomes das larvas destes vermes?
a. T. solium  b. T. saginata   c. Schistossoma mansoni
9) Defina os conceitos que se aplicam aos vermes:
a. monóico      b. dióico        c. triblástico
d. neuromiária  e. Protostômios
10) Cite as principais verminoses causadas por vermes chatos.

5.4 PHYLUM NEMATHELMINTHES

1) Caracterize os nematelmintos.
2) Explique o ciclo do Ascaris lumbricoides.
3) No que podemos diferenciar o amarelão da ascaridíase?
4) Como se adquire a filariose e a enterobiose?
5) Relacione algumas formas de prevenção de parasitoses.
6) Conceitue as seguintes características deste filo:
a. pseudocelomados  b. sistema nervoso ganglionar
c. sistema excretor tubular     d. respiração cutânea
e. tubo digestivo completo
7) Cite as principais verminoses causadas por vermes cilíndricos.

(INVERTEBRADOS II)

5.5 PHYLUM MOLLUSCA

1) Quais partes compõem o corpo dos moluscos?
2) Qual a diferença entre a reprodução dos caracóis e dos mariscos?
3) Para que serve o manto?
4) Como e por que se formam as pérolas?
5) O que é a rádula e em quais moluscos existe?
6) Por que os gastrópodes são chamados de univalves e os pelecípodes de bivalves?
7) Que tipo de gastrópodes não apresenta concha?
8) Por que dizemos que os moluscos têm circulação aberta?
9) Quantos tentáculos existem na lula e no polvo?
10) Cite as classes dos seguintes moluscos:
a. quíton           b. caramujo de jardim    c. lula
d. ostra             e. dentálios       f. caramujo marinho
g. náutilus         h. Marisco        i. polvo
11) Relacione a importância dos moluscos?

5.6 PHYLUM ANNELIDA

1) Quais filos agrupam animais chamados de vermes?
2) Quais as características que diferenciam os anelídeos dos outros vermes?
3) Como as minhocas se alimentam?
4) Por que as minhocas são ditas monóicas ou hermafroditas?
5) Descreva os tipos de anelídeos das classes:
a. Poliquetos    b. Oligoquetos   c. Hirudíneos
6) Como é a metamerização do corpo dos anelídeos?
7) O que é e para que serve o clitelo?
8) As tênias são hermafroditas como as minhocas, mas o que diferencia a forma de reprodução entre elas?
9) Por que as minhocas são ditas arados naturais?

5.7 PHYLUM ARTHROPODA

1) Qual a origem do nome dos artrópodes?
2) Em que consiste a muda ou ecdise de um crustáceo?
3) Diferencie os olhos simples dos olhos compostos dos insetos e explique o que são os ocelos dos aracnídeos.
4) Complete o quadro dos artrópodes:

ARTRÓPODES
Ïnsetos
Crustáceos
Aracnídeos
Quilópodes
Diplópodes
N° de Patas





N° de Antenas





Nº de Asas





Partes/Corpo





Exemplos






5) Que tipos de aracnídeos podem parasitar o homem?
6) Que órgãos se fundem para formar o cefalotórax nos crustáceos e aracnídeos?
7) Que partes se unem para formar o tronco dos quilópodes?
8) Onde podemos encontrar quilópodes e diplópodes?
9) O que é metamorfose?
10) Diferencie e cite exemplos de seres com desenvolvimento: a. Direto b. Indireto
11) Como são os desenvolvimentos e estágios dos seres classificados como:
a. Ametábolos   b. Hemimetábolos    c. Holometábolos
12) Qual a importância do estudo dos artrópodes?

5.8 PHYLUM ECHINODERMATA

1) Por que os equinodermas estão entre os invertebrados se possuem endoesqueleto?
2) Como estes animais se locomovem?
3) Para que servem suas pedicelárias?
4) Como o pepino-do-mar se alimenta?
5) Diferencie as estruturas exclusivas dos equinodermas:
a. sistema ambulacrário        b.lantema-de-Aristóteles
6) Como é a simetria corporal nos equinodermas?
7) Qual a importância do estudo sobre equinodermas?

5.9 CORDADOS

(PROTOCORDADOS E VERTEBRADOS)

1) Quais as características que diferenciam os cordados dos demais filos?
2) Qual a principal característica dos protocordados?
3) Diferencie e cite exemplos dos sub-filos protocordados.
a. Cefalocordados    b. Urocordados  c. Hemicordados
4) Quais características observam-se somente nos vertebrados?
5) Quais os dois grupos de animais do sub-filo Vertebrata? Diferencie-os citando exemplos.
6) Quais as superclasses dos Gnatostomados ou Mandibulados?
7) Quais as classes das superclasses Piscies e Tetrapoda?
8) Esquematize todas as subdivisões dos cordados.

5.9.1 Superclasse Piscies

1) Quais as principais características externas dos peixes?
2) Quais os tipos de nadadeiras mais comuns?
3) Diferencie peixes teleósteos e dipnóicos.
4) Qual a importância da linha lateral para a vida dos peixes?
5) Para que serve a bexiga natatória dos teleósteos?
6) Conceitue:
a. opérculo      b. cloaca         c. pecilotérmicos
7) Como são os seguintes sistemas nos peixes em geral?
a. respiratório    b. circulatório      c. digestório      d. de sustentação
8) Por que no coração dos peixes só circula sangue venoso?
9) Qual a importância da classe dos peixes?
10)  Complete o quadro diferenciando as duas classes dos peixes:

Características
Chondrichtyes
Osteichtyes
Exemplos


Nome comum


Brânquias


Bexiga natatória


Intestino final


Boca posição


Esqueleto


Reprodução


Fecundação


Desenvolvimento



5.9.2 Superclasse Tetrapoda

5.9.2.1 Classe Amphibia

1) Por que os anfíbios receberam este nome?
2) Como é sua pele e por quê?
3) Por que os sapos são excelentes caçadores de insetos?
4) Qual o tipo de fecundação dos anfíbios? Explique.
5) O que significam as palavras anuro, urodelo e ápode, as quais se atribuem a caracterizar as ordens dos anfíbios? Cite exemplos.
6) Seqüêncie as principais etapas do desenvolvimento dos sapos.
7) Como pode ser classificado este tipo de desenvolvimento?
8) Como é o sistema circulatório nos anfíbios?
9) Liste a importância dos anfíbios para nós.

5.9.2.2 Classe Reptilia

1) O que significa o nome dos répteis?
2) Qual a vantagem do ovo dos répteis em relação ao dos anfíbios?
3) Por que os répteis representam a conquista do ambiente terrestre entre os animais, na escala evolutiva?
4) Como é o sistema circulatório nos répteis?
5) Como é o revestimento nos seguintes répteis?
a. cobras       b. tartarugas    c. lagartos
d. crocodilos    e. lagartixas    f. cágados      g. jabutis
6) O que são as fossetas lereais e em quais répteis está presente?
7) Diferencie as cobras venenosas das não venenosas pelas seguintes características:

COBRAS
Venenosas
Não Venenosas
Cabeça  


Dentes  


Cauda


Coloração


Termorreceptor



8) Liste a classificação dos répteis e seus representantes.
9) Como proceder em casos do mordidas de serpentes?

5.9.2.3 Classe Aves

1) Conceitue algumas características das ave:
a. homeotérmicos         b. ossos pneumáticos
c. siringe                      d. glândulas uropigeanas
2) Quais as partes de uma pena e como são classificadas?
3) Qual a vantagem para as aves em terem o esterno em forma de quilha?
4) Quantos são, como se distribuem e para que servem os sacos aéreos das aves?
5) Como é o coração das aves?
6) Como ocorre a reprodução entre as aves?
7) Qual a vantagem da visão aguçada das aves?
8) Como a moela e o papo substituem a ausência do dentes nesta classe?
9) Quais adaptações permitem às aves voar?
10) Qual a importância das aves para nós?

5.9.2.4 Classe Mammallia

1) Quais são as principais características destes animais?
2) Quais os tipos do pêlos dos mamíferos e quais suas funções?
3) Como se caracteriza a reprodução nos mamíferos? Quais as exceções?
4) Qual a função do centro termoregulador?
5) Para que serve a impregnação de queratina na pele dos mamíferos?
6) Diferencie as funções das glândulas sudoríparas e sebáceas.
7) Nos vertebrados quais classes são homeotérmicos e quais são pecilotérmicos?
8) Cite exemplos de mamíferos:
a. ovíparos  b. marsupiais    c. voadores   d. aquáticos
9) Faça um esquema comparativo da evolução do sistema circulatório dos vertebrados.


Querido(a) aluno(a),

Parabéns pela sua dedicação em completar esta bateria de exercícios e se esforçar para aprender sobre Biologia. Tenho certeza que você será alguém de grande futuro, com espírito científico e coração de amante da ciência e do saber.

Um grande abraço da professora que é também sua amiga e colega destas aventuras de conhecer o mundo em que vivemos.